O LABETS realiza lives em dois formatos: como minipalestras reflexivas e como bate-papo com especialistas. Todos os nossos vídeos listados abaixo também podem ser encontrados em nosso canal do You Tube.

“Som é caso de polícia? Um bate-papo sobre reportagens veiculadas pelo Fantástico”

 

Esta reflexão, veiculada em junho de 2020, propôs uma análise de duas reportagens veiculadas recentemente pelo Fantástico, nas quais foram relatadas cenas de violência e de abusos, mas foi negligenciado o aspecto primeiro que se observa nas falas dos envolvidos: havia som nos ambientes. Na discussão feita na live, foram propostas provocações sobre o que faz o som ir de elemento de diversão a instrumento de tortura, indagando se estamos preparados para discutir e, principalmente, para propor soluções.

 

 

Especificamente neste vídeo, foi importante pontuar que a discussão proposta analisa a negligência dada ao aspecto sonoro das situações e não pretende enaltecer ou amenizar os crimes de homofobia, tentativa de homicídio e vandalismo.

 

“É possível a escutatória? Reflexões comparativas sobre como somos ensinados a falar e a ouvir”

 

Parafraseando Rubem Alves, que defendeu a criação de um curso de “escutatória” em contraposição aos de “oratória”, essa live, veiculada em junho de 2020, abordou o conceito de ética sonora aplicado à escuta. Mais especificamente, falou-se da discrepância de importância dada pela sociedade aos aspectos físicos e simbólicos do som, e sobre como a nossa escuta pode estar sendo sub-utilizada.

 

 

“Som, música e poder(es): quando o ruído e o silêncio comunicam”

 

A convite do Prof. Dr. Caio Souto (UFPA), a Prof.ª Juliana propôs, no Canal Conversações Filosóficas, uma reflexão sobre o que o silêncio e o ruído comunicam em julho de 2020.

 

O bate-papo teve como base as considerações feitas pela autora em sua tese doutoral, notadamente a ética sonora e a relação ambiente – sonoridade, atentando ao fato de que toda música é som, mas nem todo som é música. A partir dessa concepção, foram expostos alguns desdobramentos políticos, religiosos e de gosto de repertório.

 

(O link do vídeo abaixo é do site do LABETS. Foi copiado em nosso site com autorização do Prof. Caio. O vídeo em seu sítio original pode ser visto aqui).